Continua após a publicidade..

Morre o engenheiro Dave Smith, o pai do MIDI, aos 72 anos

Na última quarta-feira (1), informações confirmando a morte do designer de instrumento Dave Smithconhecido por ser o pioneiro do MIDI e fundador da marca Sequential Synthque comercializa diversos tipos de sintetizadores. Inclusive, os músicos homenagearam Smith após descobrirem sobre o falecimento, como membros do The Cure, Hot Chip, Duran Duran, entre outras bandas.

Smith bastante conhecido nos anos 80 após desenvolverdores para diversas bandas da época e algumas mais recentes, como é o caso do Radiohead, que usamos um dos instrumentos até o álbum “Kid A”. Até o momento, não foi revelado a causa da morte.

O pai do Midi

“É com pesar que compartilhamos uma notícia de que Dave Smith morreu. Estamos com o coração partido, mas temos um pequeno console em saber que ele estava na estrada fazendo o que mais amava na companhia de familiares, amigos e artistas”, foi publicado no site da Sequential.

Dave Smith fundou a Sequential em 1977, aos 24 anos, e mudou o mundo após o lançamento do Prophet-5, o primeiro sintetizador polifônico programável do planeta — o dispositivo também pode ser considerado o primeiro instrumento musical a ser usado com um microprocessador.

Sintetizador Prothet-5 da SequencialSintetizador Prothet-5 da SequencialFonte: Sequencial

Em 1980, ao trabalhar ao lado de grandes personalidades, como Ikutaro Kakehashi, o fundador da Roland, o engenheiro de áudio Tom Oberheim, Dave Smith criou o Musical Instrument Digital Interface (MIDI). Na época, a tecnologia foi marcada para ser uma linguagem nova e permitir instrumentos diversos de se comunicar entre si.

“Tão triste ao saber da morte de Dave Smith, ele começou a Sequential Circuits que fez dos sintetizadores mais icônicos do início dos anos 80 até agora… Ele inventou o MIDI!!! O Prophet-5 é um dos maiores sintetizadores já feitos, ele nunca será esquecido. Grande homem e um grande amigo”, disse o tecladista do The Cure, Roger O’Donnell, no Twitter.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário