Continua após a publicidade..

The Legend of Zelda: confira 12 curiosidades sobre a franquia!

A lenda de Zelda é uma série de jogos criados pela Nintendo a partir dos anos 80 e foi um dos primeiros RPGs eletrônicos a fazer muito sucesso no mundo todo. A história se passa no reino de Hyrule, onde o protagonista, Link, que é um jovem herói pertencente à raça Hylian, enfrenta várias aventuras que se desenrolam nos diversos jogos da franquia.

Se você é um dos incontáveis ​​fãs do universo de A lenda de Zelda, este texto é especial para você. Confira a seguir 12 curiosidades sobre a série da Nintendo.

1. Uma série Zelda começa pelo fim

(Fonte: The Video Games Tribe)(Fonte: The Video Games Tribe)Fonte: A tribo dos videogames

Cronologicamente falando, o primeiro jogo A lenda de Zelda, de 1986, seria o último. A lógica é a seguinte: os dois primeiros jogos acontecem em um universo alternativo no qual Link não conseguiu realizar Ganon em A Ocarina do Tempo, lançado em 1996.

Pela ordem do tempo, o jogo Espada para o Céu, de 2011, seriado o primeiro da série. Por mais uma série que fala que fala também sobre viagens.

2. Link é canhoto

(Fonte: Olhar Digital)(Fonte: Olhar Digital)Fonte: Olhar Digital

Na maioria dos jogos, o herói de A lenda de Zelda é retratado como canhoto. Isto acontece nos jogos de Nintendo, Super Nintendo, Gameboy, Gamecube, Nintendo DS e Nintendo 64. A exceção é o jogo princesa do Crepúsculo para Wii, em que Link é retratado como destro.

3. Inicialmente, A lenda de Zelda tinha como música-tema o Bolero de Ravel

O tema original de A lenda de Zelda era o Bolero de Ravel. A música, criada em 1928, é considerada a obra mais famosa do compositor francês Maurice Ravel. É um verdadeiro clássico frequentemente revisitado em peças e filmes.

O compositor Koji Kondo reorganizou uma composição famosa na versão orquestral para o Nintendo. Depois que o trabalho estava pronto, ele descobriu que a música ainda estava restrita por autores. Por conta disso, Kondo virou a noite e compôs o famoso Tema A Lenda de Zelda.

5. O nome Zelda foi tirado da literatura

(Fonte: Domestika)(Fonte: Domestika)Fonte: Domestika

O nome da princesa mais famosa da Nintendo saiu da literatura. Zelda faz referência a Zelda Fitzgerald, romancista, poetisa e pintora, que foi casada com o escritor F. Scott Fitzgerald.

6. O jogo tem uma homenagem a um falecido CEO da Nintendo

(Fonte: Zeldapedia)(Fonte: Zeldapedia)Fonte: Zeldapedia

Sem jogo Sopro da Natureza, de 2017, há uma bela montanha chamada Satori, que Link escala. A montanha foi nomeada em homenagem a Satoru Iwata, programador e empresário japonês que foi nomeado diretor da Nintendo de 2002 até 2015, quando morreu de câncer.

7. A Nintendo não achava que A lenda de Zelda seria popular nos Estados Unidos

(Fonte: Olhar Digital)(Fonte: Olhar Digital)Fonte: Olhar Digital

Quando A lenda de Zelda foi lançado no Japão, em 1986, fez muito sucesso. No entanto, Minoru Arakawa, que era presidente da divisão americana da Nintendo, tinha dúvidas de que o jogo poderia emplacar nos Estados Unidos. Ele julgou que o jogo seria muito complexo e desafiador para o público americano.

Para lidar com isso, a Nintendo abriu uma linha gratuita para obter dicas que os podem obter sobre o jogos. Deu tão certo que em seguida a empresa passou a cobrar por essas ligações.

8. A estética do jogo foi inspirada na infância de seu criador

O desenhista de jogos Shigeru Miyamoto, um dos criadores de A lenda de Zelda, elementos de sua infância para bolar ou cenário do jogo. Ele usou como referência da sua juventude perto de Kyoto, onde brincava em florestas.

As masmorras que aparecem em Zeldasegundo ele, remetem à casa em que Miyamoto passou em sua infância, que era cheia de portas e parecia um labirinto.

9. Além de Zelda, Shigeru Miyamoto criou outras franquias muito famosas

(Fonte: Video Games Chronicle)(Fonte: Video Games Chronicle)Fonte: Crônica dos videogames

Além de ser um dos criadores do universo do jogo A lenda de Zelda, Shigeru Miyamoto também participou da criação de Donkey Kong e Irmãos Super Mário.

Em Zelda, ele arriscou outro tipo de funcionamento do jogo. Ao invés de jogadores buscarem pontuações altas, o RPG era focado na exploração do cenário e na investigação de problemas – o que era um conceito totalmente novo para a época. Por isso, muita gente considera a franquia Zelda um jogo “Anti-Mário“.

10. Para criar Zeldaos desenvolvedores se inspiraram em Indiana Jones

(Fonte: Cinema com Rapadura)(Fonte: Cinema com Rapadura)Fonte: Cinema com Rapadura

Em uma entrevista, Shigeru Miyamoto falou sobre o processo de criação de A lenda de Zelda e citou os filmes protagonizados pelo arqueólogo Indiana Jones como uma grande inspiração.

Sua declaração foi: “os filmes Indiana Jones também saiu por volta dessa época. Eu queria recriar esse tipo de aventura em um jogo e as pessoas que jogavam RPG na época estavam sempre gabando da força dos seus personagens e telefonando umas para outras trocarem esse tipo de informações. Com um mundo de espadas e magia como tema, crie um jogo de aventura baseado numa caça ao tesouro. E assim surgiu A lenda de Zelda”.

11. Robin Williams batizou sua filha em homenagem ao jogo

Um fã conhecido de A lenda de Zelda é saudoso ator Robin Williams, falecido em 2014.

O ator sempre se declarou um grande fã do jogo. Zelda nasceu em 1989, poucos anos depois do lançamento do primeiro jogos. A princípio ela não gostava de seu nome, mas, com o tempo, passou a adorá-lo.

12. Há um cruzamento entre A lenda de Zelda e Super Mario Bros

(Fonte: O Jogador)(Fonte: O Jogador)Fonte: O jogador

Sabe-se que Shigeru Miyamoto tentou manter os universos de Zelda e Mário tão separados quanto fosse possível. Porém, há um cruzamento entre as duas franquias. Em alguns momentos da série Zelda, aparece um inimigo chamado “Planta Piranha”. Ele é mais conhecido por ser a praga que suja o cachimbo de Mario.

Mario também homenageou Zelda. Em Super Mário Bros 3, há um efeito sonoro saído do apito mágico da série de RPG. Além disso, Mario e Link aparecem juntos em vários merchandising da Nintendo.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário