A sua empresa investe em práticas que melhoram a produtividade em TI? A tecnologia já apresenta um papel de destaque no fluxo corporativo de vários negócios. Nesse cenário, ter uma equipe de gestão que saiba entregar boa produtividade é importante para a transformação digital.
O investimento de produtividade em TI ajuda negócios a terem alta disponibilidade ao atender demandas, baixa necessidade de gastos para a realização de investimentos e prazos mais curtos em todas as suas atividades. Desse modo, as equipes conseguirão atender às demandas corporativas de maneira ampla e, assim, garantir que a tecnologia sempre tenha um papel de destaque no fluxo de trabalho.
Se você quer saber mais sobre o tema e como ampliar o grau de produtividade em TI do seu negócio, confira o nosso post a seguir!
O que é produtividade em TI?
A ideia de produtividade em tecnologia está relacionada à habilidade de times se manterem dentro – ou abaixo – dos prazos estabelecidos, e com o menor custo possível. Além disso, eles devem ser capazes de entregar resultados sem que a taxa de erro seja grande. Isso atrai o maior retorno possível ao investimento feito na área.
Por que é importante ter times de TI produtivos?
O setor de TI tem um papel de grande importância em qualquer organização. As suas decisões influenciam o modo como a infraestrutura apoiará os times em suas atividades diárias. Além disso, elas definem fatores como o tempo de resposta a demandas e as taxas de erros operacionais.
Nesse sentido, quem busca a criação de um time de TI mais produtivo consegue, também, aumentar os efeitos positivos que os investimentos na área podem causar no fluxo de trabalho de todos os setores.
Com um time de tecnologia mais produtivo, problemas serão solucionados em prazos menores, o que diminui o seu impacto. Ao mesmo tempo, a empresa conseguirá integrar soluções de TI ao seu dia a dia com mais agilidade, aumentando o tempo em que os impactos positivos serão aproveitados.
Como otimizar a produtividade dos seus times de TI?
Para gerar produtividade em TI, alguns passos podem ser tomados. Eles ajudam o negócio a ter uma equipe mais focada na entrega de resultados e com menos erros em seu dia a dia. Confira!
1. Mapeie problemas
A primeira etapa para otimizar qualquer problema no fluxo de trabalho de um negócio é ter uma visão completa sobre quais são os maiores problemas existentes. Portanto, invista em uma auditoria complexa de todas as atividades e os pontos que demandam melhorias. Assim, o trabalho de treinamento e revisão de rotinas será feito considerando pontos mais relevantes e prioritários.
2. Tenha rotinas documentadas
A documentação de rotinas ajuda os profissionais a alinharem procedimentos e entenderem onde os problemas existem. Esse tipo de documento cria um alto padrão de uniformidade no ambiente de trabalho. Desse modo, a equipe de tecnologia consegue manter o padrão de qualidade esperado de forma contínua.
3. Defina metas e objetivos estratégicos claros
As metas e os objetivos estratégicos ajudam os profissionais a priorizarem o que deve ser feito diariamente. Assim, eles perdem menos tempo com atividades que são secundárias. Diante disso, não deixe de definir metas de maneira clara e, ao mesmo tempo, garantir que todos saibam o que deve ser feito para que elas sejam alcançadas.
4. Automatize processos
A automação de processos é uma das melhores formas de ganhar produtividade em TI. Rotinas, como o monitoramento de ameaças de segurança, o escalonamento de recursos de rede e o backup de dados, podem ser automatizadas facilmente. Isso libera tempo e recursos humanos para atividades mais estratégicas.
5. Forneça feedbacks
Os feedbacks são uma grande ferramenta de gestão de TI. Eles podem ser aplicados para a equipe entender o que pode ser melhorado e, ao mesmo tempo, para os times terem o seu trabalho de qualidade reconhecido. Feitos regularmente, eles criam uma cultura de maior engajamento e qualidade no ambiente de trabalho.
6. Torne os fluxos de trabalho mais integrados
A integração entre times é um ponto chave para quem pretende aumentar a capacidade produtiva das equipes. Ela facilita a troca de informações e reduz conflitos causados por erros de comunicação. Por isso não deixe de investir em metodologias que estimulem a integração, nas soluções de trocas de dados e de comunicação para o mundo corporativo.
7. Crie times interdisciplinares
A criação de times interdisciplinares coloca pessoas com diferentes backgrounds para trabalharem lado a lado. Isso garante uma chance maior de problemas serem resolvidos de maneiras inovadoras e ágeis. Assim, a equipe de TI sempre poderá atender às demandas existentes da forma adequada.
8. Invista em soluções personalizadas
Toda empresa conta com demandas definidas pelo seu perfil de trabalho. Nesse contexto, uma ótima escolha é a adoção de soluções personalizadas. Esse tipo de ferramenta é feito sob medida para a marca, maximizando o seu impacto.
9. Utilize sistemas de distribuição de tarefas
Para garantir que a empresa possa atender às demandas dentro dos prazos existentes, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Soluções de distribuição de tarefas conseguem agilizar e automatizar o processo de envio e acompanhamento de responsabilidades. Com isso, fica mais fácil evitar atrasos e otimizar o planejamento geral.
10. Terceirize atividades
A terceirização de atividades secundárias, como o suporte ao usuário e o service desk, é uma ótima forma de garantir que as equipes de TI internas possam se focar em rotinas estratégicas. Isso dará, aos usuários, o apoio de um time de especialistas para resolver dúvidas e buscar melhorias no fluxo de trabalho. Ao mesmo tempo, a empresa poderá cortar gastos e focar em rotinas de alta prioridade.
Um dos pontos mais importantes para conseguir aproveitar bem os recursos da tecnologia e os seus benefícios é ter uma equipe de gestão produtiva. Afinal de contas, ela é responsável por realizar todos os processos que contribuem para tornar a infraestrutura mais confiável e alinhada às demandas existentes.
Portanto, todos os gestores da área devem investir em técnicas que auxiliem a empresa a apresentar melhores indicadores de produtividade em TI. Isso dará aos times do setor mais habilidade para entregar os resultados esperados sem comprometer os custos do setor. Assim, a tecnologia terá sempre um papel estratégico para a marca.
Quer saber mais sobre como um bom time de suporte em TI pode te ajudar a ter mais produtividade? Então fale conosco!