O Google anunciou no seu evento anual Search No dia 22, realizado na quarta-feira (28), um importante upgrade para a sua ferramenta “Resultados Sobre Você” lançado em maio passado. Além de identificar se existe alguma divulgação na internet de seu endereço, número de celular, e-mail, documentos e outros dados, será possível configurar alertas sobre informações que aparecerão em resultados de busca pessoal.
A função “Resultados Sobre Você” foi criada após denúncias e invasões de informações falsas. Pressionado por milhões de usuários que querem remover seus dados da internet o Google deixou essa opção – que começará a ser lançado nos EUA – no seu perfil, ao lado da sua foto no canto superior direito.
Agora, de acordo com o anúncio feito no Search On 22, essa proteção das informações de identificação pessoal (PII) terá um recurso extra: poder configurar e quando essas informações aparecerem na web.
Como irá operar a ferramenta Resultados Sobre Você?
Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock
geralmente, procuramos nosso nome no Google de vez em quando para saber se algum dado pessoal nosso vazou na rede. Quando isso resultar em algum tipo de PII divulgados indevidamente – como informações bancárias ou números do cartão de crédito –, pedimos ao Google para removê-las.
Mas, com a introdução de “Resultados Sobre Você”, basta clicar nos três pontinhos ao lado do resultado da pesquisasolicite a solicitação e levante-se”. o status da solicitação, que como “Em Andamento” ou “Aprovada”
Mas a grande novidade em 2, conforme anunciado nenhum evento, a partir do início de 2023, assim que foi lançado globalmente. Se alguma entrada nova contendo alguma de suas PII aparece na rede, o Google irá emitir um alerta para que você peça a remoção o mais rápido possível. Ou seja, a informação não será apagada no site real, mas será bem mais difícil encontrá-la.