Nesta quarta-feira (1°) a nova Carteira Nacional de habilitação (CNH) começará a ser flexível Habilitação. O novo formato está “mais moderno”, o uso de nome social e filiação afetiva do condutor. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), as novidades visam cumprir as determinações legais.
O documento também poderá ser utilizado em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros, visto que será incorporado o código internacional utilizado nos passaportes. Como informações impressas, inglês e francês, em outros países, o uso da CNH.
Segundo a resolução publicada, através da nova versão da carteira será possível identificar como categorias de veículo que o condutor está apto, além de informações sobre atividades remuneradas como motorista e possíveis médicos.
Fonte: Imagens Getty
Além das novas informações, o documento também sofreu alterações com a adição do amarelo e outros elementos para dificultar fraudes e sua falsificação. A nova CNH traz também um QR Code que pode ser utilizado para emitir a versão digital.
A substituição do documento não é obrigatória e será gradualmente, para as novas habilitações finais, renovações e vias.