Recentemente, um inovação tem sido o mantra de qualquer empresário ou executivo que busca o sucesso do negócio. Aprimorar ou criar algo totalmente novo realmente confere à posição de destaque no mercado.
Por outro lado, falei sobre mudar a nossa forma de pensar, nossos hábitos e crenças, muitas vezes ultrapassadas. Digo isso porque algumas coisas, há muito tempo, já foram aplicadas por diversas vezes no mercado, mas, não raro são vítimas de resistência corporativa.
São vários exemplos. Hoje vou focar numa tendência que vem de anos e que com muito esforço, agora, tem chegado mais forte no ambiente corporativo. O do “usar” ao invés de “ter”. Recentemente, duas empresas contratadas e antenadas anunciaram serviços: Apple Luiza!
Empresas, mercados distintos, origem mais distinta ainda, mas com uma coisa em comum: olhar atento às mudanças de mercado.
UMA Maçã anunciou recentemente que vai passar a alugar seus equipamentos. O paga uma mensalidade e poderá usufruir da troca de celulares e outros itens da marca.
Por meio do serviço “VaiVolta”, um Revista Luiza anunciou que o consumidor agora pode alugar todos os produtos vendidos na loja. O projeto está sendo testado em parceria com a Housi, plataforma de moradia por assinatura. Ou seja, o morador e aluga os móveis e assina o eletrônico!!!
Essas empresas mantêm o foco que muda quando a necessidade de seus clientes. Ambas oferecem os produtos via aluguel, entregas e serviços que não são percebidos para o cliente. Descobrir e resolver o problema do cliente de um jeito novo é uma baita inovação!
Fonte: Shutterstock
Porém, acredito que assim Como ocorreu com o Uber ou com o AirB, sempre haverá resistência dos usuários com o modelo. e estou mais difícil mudar o hábito/cultura das pessoas das empresas que inovar.
E você empreendedor e executivo? Já oferece algum serviço inovador para seus clientes? Contratar um serviço é muito melhor para o usuário fazer que adquirir produtos. Eu me convenço há muito tempo, quando iniciai sozinho o mercado do outsourcing no Brasil. Aliás, já é sabido que o serviço será a base da economia do futuro.
***
Vittorio DanesiCEO da Simpress.
.